A avó Alice e o Benfica

A avó Alice faleceu às 23:45 de domingo. Durante o dia, foi com apreensão que eu e a Sandra, neta por via paterna, soubemos do seu estado terminal e de que dificilmente passaria daquele dia. Com os seus 91 anos menos dois meses, viveu o fim da Primeira República, a ascensão de Salazar, a Segunda Guerra Mundial, o Benfica bi-campeão europeu, o 25 de Abril, a entradade Portugal na CEE, a Expo 98, o 11 de Setembro e tudo mais nos entretantos. Sobreviveu a dois maridos; sobrevivem-lhe sete filhos, a mais velha das quais já com a bela idade de 71 anos. Sempre me tratou bem e tenho pena de a ter conhecido já mirradinha, quase sempre quieta, enrolada no roupão e pouco faladora – quando se chega a esta idade, deve-se perceber que só vale a pena falar quando se tem algo importante a dizer.

É por isso que não me orgulho de, durante o velório, terdesperdiçado duas horas em frente a um café manhoso na Amadora a aturar dois bêbados sportinguistas que a cada falta assinalada no meio-campo gritavam que o Benfica estava a ser levado ao colo e mais contentes com a prospectiva derrota do Benfica do que tristes com o Estoril lhes tirar a Europa, a ver o Benfica empatar e a, mais que provavelmente, deitar fora um campeonato que deveria estar mais do que conquistado. Pergunto-me até quando porei de lado ocasiões familiares, até quando estarei em jantares de amigos com o pc ao colo a ver jogos na net e até quando, nas ocasiões em que o Benfica joga e eu não estou a ver, me sentirei a dilacerar como se ácido sulfúrico me corresse nas veias.

Já não deve faltar muito. Duvido que aguente duas derrotas seguidas no jogo mais importante do campeonato e na final da Taça Uefa, que nos porão ao nível do Sporting de 2004-05 (e porem-me ao nível do Sporting é algo que não aceito). E aí pode ser que passe o meu tempo dedicado à bola em coisas mais importantes como a ler, ver bons filmes ou a ouvir bons discos. Ou então, a velar a avó Alice, que até era benfiquista, e que bem o merece.

Deixe uma Resposta

